Feliz Dia do Educador5 min read

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

Fonte: Freepik.com com alterações da Conducere.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.

A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

(Texto retirado do site: http://www.portaldafamilia.org.br/datas/professor/diaprof.shtml

Santa Teresa D’Ávila – mestra e doutora

Santa Tereza D’Ávila ou Santa Tereza de Jesus foi uma das primeiras mulheres a aprender a ler

Fonte: Google Imagens

Muita gente não sabe, mas os professores têm uma padroeira ilustre: Santa Tereza D’Ávila ou Santa Tereza de Jesus, uma espanhola que queria ter o pensamento livre em uma época em que as mulheres não tinham voz, é a protetora dos docentes.

Santa Tereza nasceu em Ávila, em uma família com 10 irmãos. Desde cedo se interessava pela vida dos santos e foi com os irmãos que aprendeu a ler sobre histórias sacras.

Perdeu a mãe aos 16 anos e o pai a internou, por um ano e meio, no Mosteiro Agostiniano de Santa Maria das Graças. Aos 20 anos, ingressou no Mosteiro Carmelo da Encarnação. Foi nessa época que a Inquisição proibiu, principalmente, as mulheres de lerem livros. Tereza sofreu, mas teve que obedecer.

Depois de sofrer vários problemas de saúde, em 1562, fundou o Mosteiro de São José em Ávila, onde também foi legisladora. Ao todo, constituiu 17 conventos.

Tereza morreu em 4 de outubro de 1582, coincidentemente no dia em que foi iniciada a reforma no calendário, a data passou a ser considerada como dia 15.

A santa f oi canonizada em 1622 . No dia 27 de setembro de 1970, o Papa Paulo VI conferiu-lhe o título de Doutora da Igreja . Santa Tereza escreveu várias obras, como Livro da Vida, Caminho de Perfeição, Moradas ou Castelo Interior, Livro das Fundações, Poesias, Exclamações e mais de 500 cartas.

(Texto retirado do site: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/padroeira-dos-professores-viveu-no-seculo-xvi/

Santa Teresa, a padroeira dos professores

“Santa Teresa é considerada mestra de oração e uma excelente pedagoga no caminho da espiritualidade, portanto ela é padroeira dos professores pela sua maestria em lidar com as pessoas para que elas perfizessem um caminho mais fácil para chegarem até Deus”, explicou o Frei Marcos Hideo Matsubara, frade carmelita descalço.

Fonte: Google Imagens

Santa Teresa de Jesus também é conhecida como Santa Teresa de Ávila. Nasceu em 1515 e morreu aos 67 anos, na Espanha. A vida de santidade começou aos 20 anos quando ingressou no Carmelo. “Uma santa que deixou uma contribuição valorosa para a espiritualidade cristã. Ela é bastante venerada não só entre os cristãos católicos, mas também por pessoas de outras religiões”, ressaltou o frei.

Santa Tereza foi uma religiosa que contribuiu muito com a Igreja Católica. Dentre as obras dela, se destaca a fundação de mosteiros, mais de 30 foram fundados por ela. Com isso, Santa Teresa arrebanhou muita gente para vivenciar o amor de Cristo e transmiti-lo também para outras pessoas. Muita gente, entre homens e mulheres, entraram para esses mosteiros se tornando então carmelitas descalços.

Frei Marcos lembra que Santa Teresa morava no Mosteiro da Encarnação: “Ela quis fazer uma reforma, onde a vida fosse mais simples, mais pobre, autêntica, fiel àquela proposta da vida religiosa. Por isso, ela começou a fundar muitos mosteiros. Foi uma mulher corajosa, que enfrentou muito preconceito na época, onde a mulher não tinha espaço na Igreja e nem fora dela”.

Canonização de nossa Santa Madre Teresa

Santa Teresa foi canonizada pelo Papa Gregório XV, em 1622, e muito depois disso, foi reconhecida como doutora da igreja. “Isso não é um acontecimento qualquer, mas muito especial, porque são proclamados doutores aqueles que produziram uma obra literária, uma doutrina, um pensamento significativo, que contribuiu para o crescimento da Igreja”, pontuou o frei.

É importante destacar ainda a diferença entre Santa Teresa de Jesus e Santa Terezinha do Menino Jesus. Muita gente confunde as duas santas por terem o nome muito parecido. Frei Marcos explicou: “A personalidade das duas é bastante diferente. Santa Terezinha é mais associada à dimensão afetiva, é a santa das rosas, é dócil, feminina. Santa Teresa é uma mulher de personalidade forte, de um humor extraordinário, brincalhona e corajosa. Não que Santa Terezinha não fosse, também foi, mas do seu jeito muito particular. Santa Teresa, para mim, simboliza a mulher forte. Santa Terezinha, a docilidade, a ternura da mulher”.

No dia 15 de outubro se comemora o dia de Santa Teresa e tempos mais tarde, passou a se comemorar também o dia do professor. Uma de suas marcas era a inteligência e o interesse pela leitura e pelo conhecimento, por esses motivos ela foi escolhida como a padroeira dos professores. Que, com a história de Santa Tereza, todos os professores recebam a homenagem da Associação Filhos do Pai Eterno, tenham um dia cheio de alegria e sejam abençoados pelo Divino Pai Eterno.

(Texto retirado do site: http://www.paieterno.com.br/2015/10/15/santa-teresa-a-padroeira-dos-professores/)

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

20 de Setembro: Parabéns aos gaúchos e gaúchas de ... O 20 de Setembro é um data muito especial para o povo gaúcho! No RS conserva-se as tradições herdadas na raça e na coragem dos nossos antepassados.P...
A Conducere deseja a todos uma feliz e abençoada P... A Páscoa é a maior festa cristã!Ela é muito mais importante que o Natal. Pode soar estranho, como o nascimento de Jesus pode ser menor que a ...
Dia das mães: saiba como surgiu este dia tão espec... O Dia das Mães é comemorado em todo segundo domingo de maio desde 1914. Todavia, a história dessa data está relacionada com a figura de Anne Jarvis. ...