Conhecimento e Inovação

Conhecimento e inovação como a grande chave para o sucesso das empresas. Todavia, somente o conhecimento e inovação são suficientes para vencer em um mercado tão competitivo?

Aprendizagem e conhecimento organizacional e inovação contínua

Aprendizagem gera conhecimento que leva à inovação. O que fazem as organizações que aprendem para tornar-se tão inovadoras e competitivas?

Quando pensamos em organizações que aprendem, logo lembramos de Peter Senge, que nos confirma:

Na construção das organizações que aprendem, não existe um destino final, nem uma situação final, apenas a viagem de toda uma vida. (SENGE, 2016).

Refletir sobre esta afirmação de forma mais profunda pode nos causar a angústia de embarcar num caminho sem fim ou a alegria de saber que seremos, junto com as organizações, eternos aprendizes.

Verdade é que as organizações dependem das pessoas para que possam aprender, adquirir conhecimento e a partir daí inovar.

Aprendizagem -> Conhecimento -> Inovação

Podemos dizer então que a aprendizagem, o conhecimento e a inovação são essencialmente humanos e isso de certa forma aproxima as organizações das pessoas.

O fato é que há a necessidade de se gerar um processo eficaz de aprendizagem para que se gere conhecimento. Tal conhecimento, na organização, se bem administrado, abre efetivamente a oportunidade de criar empresas inovadoras, de forma contínua.

Aliás, a aprendizagem deve focar as necessidades dos adultos, ou seja, deve-se conhecer e aplicar os conceitos da andragogia e da heutagogia, que focam efetivamente este tipo de público. Caso contrário, tende-se, invariavelmente, ao fracasso.

Além disso, é preciso que haja um processo de gestão, ou administração, do conhecimento organizacional. Este processo pode ser representado da seguinte forma:

Através da boa gestão do conhecimento organizacional, qualquer organização habilita-se, com muitas facilidades, a um processo de inovação contínua. Naturalmente, o conhecimento, per si, não determinará o sucesso do processo de inovação empresarial, mas será um dos fatores de sucesso ou fracasso.

De qualquer forma, perceba que o conhecimento que é criado, identificado, desenvolvido, transformado, compartilhado e usado de forma estratégica por toda a organização tende a gerar as competências essências (core competences), as quais efetivamente serão responsáveis pelo processo de diferenciação da empresa (organização) no seu mercado de atuação.

Quer construir uma empresa que sobreviverá à boa ideia pioneira? Crie uma cultura que valorize o aprendizado. Quer construir uma carreira que lhe permita desenvolver-se, assumindo novas responsabilidades? Cultive a fome de aprender – e associe-se a uma organização onde terá a oportunidade de aprender continuamente (REICH, 1998 apud KROGH, 2001).

Por fim, vale lembrar que para NONAKA e TAKEUCHI (1997, p.79) “quando há interação entre o conhecimento explícito e o conhecimento tácito, surge à inovação”, ou seja, não há como negar que há uma relação direta entre a gestão do conhecimento organizacional e o processo de inovação contínua.

Como a inteligência corporativa com tecnologias inovadoras e o conteúdo e-learning podem tornar sua empresa mais competitiva e inovadora?

Para atingir um processo verdadeiro de aprendizagem, necessita-se uma estrutura arquitetada pelos objetivos estratégicos de cada organização, tendo como ponto de partida a sua cadeia de valor. Esta estrutura chama-se sistema de inteligência corporativa com tecnologias.

Este sistema de inteligência corporativa com tecnologias desenhado especificamente para cada organização, utiliza-se da gestão do conhecimento para entender, desenvolver e reter todos os talentos que são essenciais para sua competitividade e longevidade.

O conteúdo e-learning, projetado nos princípios da andragogia (ensino de adultos), heutagogia (autoaprendizagem) e em tecnologias inovadoras e ágeis de aprendizagem, garantem o desenvolvimento do capital humano, adequado ao contexto e à realidade.

Já temos a aprendizagem e o conhecimento. Contudo, como tratamos a inovação?

A inovação está na boa gestão das competências essenciais da organização, a qual por sua vez está baseada na gestão da aprendizagem e conhecimento organizacional.
Então, que tal aprimorar os seus processos de aprendizagem, conhecimento e inovação?

Soluções Conducere


Referências

KROGH, G. V.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a Criação de Conhecimento – Reinventando a empresa com o poder da Inovação Contínua. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro. Campus, 2001.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa – como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 11ª. Ed. Rio de Janeiro. Campus, 1997.

SENGE, P. A Quinta Disciplina – a arte e a prática da organização que aprende. 31ª. Ed. Rio de Janeiro. BestSeller, 2016.