Como o conhecimento e a inovação impactam você e a sua empresa5 min read

Conhecimento e a inovação impactam os profissionais e as empresas. Esta é uma das mensagens de Mariana Mazzucato ao programa Milênio da Globo News.

Análise da entrevista da Profa. Dra. em Economia e Inovação Mariana Mazzucatto, pelo CEO da Conducere, Jocelito André Salvador.

Conhecimento e a inovação - uma análise de Jocelito André Salvador

Crédito imagens: Globo News – Programa Milênio

Desejo compartilhar, hoje, uma reflexão bastante profunda e que realmente me chamou a atenção em diversos pontos e por isso mesmo minha decisão de trocar estas ideias com vocês.

Refiro-me à entrevista que tive oportunidade de acompanhar, no início deste mês de abril/16, no programa Milênio, transmitido pelo canal Globo News. Tal entrevista foi conduzida pelo jornalista Silio Boccanera com a Profa. Dra. em Economia e Inovação, a ítalo-americana Mariana Mazzucato.

Embora a ênfase maior tenha sido o relatório encomendado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil para avaliar o nível de inovação no Brasil, há uma série de considerações, as quais podem ser vistas na íntegra ao acessar o vídeo, cujo link segue nas referências deste artigo.

Ah, na verdade, o acesso à integra do vídeo está restrito a clientes das operadoras de TV por assinatura e por isso mesmo, quero fazer algumas considerações, as quais me pareceram extremamente relevantes para o nosso dia a dia. Vejamos:

Investimento em inovação gera avanço econômico:

Segundo a professora e economista Mariana Mazzucato, “internacionalmente sabe-se que o crescimento guiado pelo investimento e pela inovação permite que economias se recuperem e cresçam.”

Naturalmente, a imensa maioria das empresas no Brasil, hoje, está se ressentindo de um período com incertezas, falta de investimentos de diversas áreas, baixa nas vendas, etc.

De qualquer forma, é extremamente relevante a provocação da professora Mariana. Não será o momento oportuno de unirmos forças, dentro da nossa empresa, dentro das nossas entidades de classe e apostar em algo novo, que tenha o poder de nos tirar desta crise e fazer com que cresçamos de forma sustentável?

Na crise deve-se investir e não cortar investimentos:

A partir das ideias propagadas pelo economista britânico John Maynard Keynes, Mazzucato lembra que tal economista considera que em momentos de crise, há a necessidade de se gerar investimentos anticíclicos, ou seja, aumenta-se o investimento ao invés de cortá-los.

Creio que não há necessidade de maiores debates com relação a este tema, não é mesmo? Qual é o paradigma instalado em nossas organizações? Qual é a primeira medida a ser aprovada por unanimidade, ou quase, em tempos de crise, senão o corte de investimentos, em especial os que se referem às pessoas e ao seu processo de desenvolvimento?

O que faz o PIB crescer no longo prazo são investimentos em pesquisa, desenvolvimento, capital humano, treinamento e educação.

Esta é uma questão das mais relevantes da entrevista, pois Mazzucato provocou: o que faz com que o PIB (Produto Interno Bruto) possa crescer no longo prazo? A resposta está nas áreas descritas anteriormente (pesquisa, desenvolvimento, etc.).

Entretanto, o mais interessante disso tudo é que segundo ela: “… não basta dar dinheiro para estas áreas, é preciso fazê-lo estrategicamente. Por isso, a necessidade de aumentar a capacidade, a competência e a qualificação de instituições governamentais e do setor privado para pensar estrategicamente em como estimular investimentos nestas áreas e criar parcerias entre os setores público e privado, que são cruciais.”

Pois bem, aqui também não resta muito espaço para comentários extras, visto que Mazzucato foi bastante explícita e clara.

Todavia, apenas quero deixar a seguinte provocação: como você está investindo o dinheiro da sua empresa em pesquisa, desenvolvimento, treinamento e educação?

Há alguma estratégia de verdade ou segue-se o que está na moda, o que o concorrente aplicou na empresa dele, o que aquele consultor que deu uma palestra na sua empresa disse que você tinha que fazer?

Você tem algum plano estratégico para a sua educação corporativa?

“Atualmente um dos problemas da economia brasileira é que o setor privado está muito inerte.”

O intuito aqui não é, obviamente, gerar polêmica e sim reflexão, pois além desta consideração, Mazzucato ainda disparou: “Alguém disse que existe capitalismo sem capitalistas no Brasil.”

Como já disse, o intuito aqui não é polemizar, mas sugiro que possamos nos perguntar: o que nós, empresários, gestores, analistas ou no mínimo participantes da sociedade brasileira, podemos fazer de forma diferente para mudar a situação que se apresenta?

“Então precisamos de instituições que façam investimentos a longo prazo, venham eles do setor privado ou público.

Praticamente uma continuidade da questão destacada anteriormente, mas com uma visão de longo prazo, já que investir em pessoas e conhecimento e com isso em pesquisa, desenvolvimento, capital humano, treinamento e educação não geram resultados imediatos, “da noite para o dia”, e por isso a visão deve ser no mínimo de médio prazo.

De qualquer forma, investimentos nestas áreas, de forma estratégica e contínua, certamente gerarão diferenciais competitivos que se perpetuarão na vida de qualquer organização e das suas pessoas.

Quais são as condições para o Brasil competir internacionalmente.

Quase no final da entrevista, a economista Mazzucato declara:

“Se o Brasil quiser competir internacionalmente …[…] se quiser competir através da inovação e produzindo produtos e serviços de alta qualidade, que o mundo acabará comprando, precisa pensar estrategicamente em sua política industrial e de inovação e em como se tornar competitivo.”

O que lhe parece? Isso faz sentido para você e a sua empresa?

Como andam os seus investimentos em treinamento, desenvolvimento, educação de pessoas em tempos de crise?

Como estamos nos preparando para o momento em que a crise passar e inevitavelmente precisamos continuar competindo com pessoas do Brasil e fora dele?

Pense nisso e conte conosco, no que pudermos lhe ajudar!

Referências:

Globo News. Programa Milênio. Entrevista com Mariana Mazzucato. Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-news/milenio/videos/t/milenio/v/milenio-mariana-mazzucato-destaca-a-importancia-da-inovacao-para-o-desenvolvimento/4934630/>. Acesso em: abril de 2016.

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Programa Innovare: Teaser Nosso CEO, Jocelito André Salvador, preparou um teaser para apresentar a você o Programa Innovare!Este programa é voltado para empresas que depend...
Qual é o alicerce que sustenta uma Smart Company? O alicerce é um dos principais itens de qualquer construção. É ele quem fornece as bases e fundamentos para suportar todo o peso que está por vir. Qua...
Investir em aprendizagem hoje, para inovar em 2018... Investir em aprendizagem hoje!Não há como falarmos em inovação, sem envolvermos as pessoas. Também, não há como mencionarmos pessoas, sem agregarm...