Case de sucesso sobre a Liderança Inteligente: São Lucas7 min read

Já apresentamos neste espaço vários conceitos e dicas sobre o Líder Inteligente. Hoje queremos trazer um case de sucesso sobre a Liderança!

Case de sucesso sobre a Liderança

Olá Povo de Deus!

É sempre um grande prazer estar com você, Líder Inteligente, aqui nas edições do Homines Formatam!

Hoje, a Igreja Católica comemora a memória de um santo muito conhecido. Inclusive, quase que diariamente ele está conosco, para os que acompanham a Liturgia Diária. Temos um ano dedicado a ele, a cada quatro. Além de hospitais, certidões de nascimento, cidades, pinturas e escolas.

Queremos lhe demonstrar que a liderança tem várias formas de se apresentar. O nosso case de sucesso falará do Evangelista Lucas.

Aliás, o Evangelho de hoje, que também nos ajuda, é segundo Lucas 10, 1-9. Tendo possibilidades, leia e medite sobre esta passagem em sua Bíblia.

Case de sucesso da liderança de Lucas: vamos conhecê-lo?!

case de sucesso: quem foi Lucas

Google Imagens

Lucas foi um homem de muitos talentos. A tradição católica nos conta que tinha habilidades com a pintura e uma vasta cultura.

Além disso, possuía um ofício muito respeitado, era médico. Caso você se lembre, algumas pessoas o chamam de médico das almas. Vamos voltar este assunto mais adiante.

A figura de Lucas aparece algumas vezes nas Escrituras. Não me refiro somente à versão do Evangelho que leva seu nome, mas em algumas cartas de Paulo, como na de lida na Liturgia de hoje, Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 4,10-17b.

O Evangelho mencionado retrata Jesus pedindo ao Pai trabalhadores para a messe, enviando discípulos, dando algumas recomendações e cuidados.

Será que Lucas, dotado de tantos talentos, foi um trabalhador da messe de Jesus?

O que ele fez de tão especial para o colocarmos como um case de sucesso?

Case de sucesso da liderança de Lucas: atuação 

Quando pensamos em um(a) líder, a imagem que nos vem é de alguém com o dom da fala. Desta forma, há o convencimento dos liderados para fazer e entregar o que for necessário.

Pelo o que temos de Lucas, a oratória não era o seu maior diferencial. Em todos os documentos, que aparece a figura de Lucas, ele está com Paulo ou com Pedro, ouvindo-os.

Lucas tinha uma qualidade importantíssima do líder: saber ouvir, discernir e inovar.

Ele era aquele líder que se despiu de si mesmo e deu à comunidade o que ela precisava. Ele foi tão inteligente, que no lugar de ser mais um a falar, resolveu escrever, conhecer as pessoas, dialogar com elas.

Na sua empresa, como os líderes atuam: como eles desejam ou como a organização precisa?

Um líder, que atua como Lucas, possui uma inteligência emocional e espiritual muito centrada. Ainda, possui como pontos fortes:

* O pensamento sistêmico.

Sugestão de leitura: Pensamento Sistêmico na liderança: grande diferencial para a Smart Company

* Facilidade em rever seus modelos mentais e paradigmas.

Sugestão de leitura:Como o seu modelo mental afeta a sua liderança

* Sabe aprender a aprender, de forma continuada.

Sugestão de leitura: O Aprendizado como um hábito para a vida

* Domina metodologias de aprendizagem ativas presentes e sua didática.

Sugestão de leitura: Conducere Entrevista: tecnologias ativas e passivas

* Tem abertura para o novo e à originalidade.

Sugestão de leitura: Smart Business: tenha um ou dê adeus ao seu negócio!

* Busca constantemente a criação e a promoção de novos conhecimentos.

Sugestão de leitura: Criação e promoção do conhecimento: reveja suas estratégias!

* Tem clareza e organização de ideias.

Sugestão de leitura: 10 razões para promover o conhecimento em tempos de crise

* Consegue transcender: diminuir a si para elevar o outro.

Sugestão de leitura: 05 Dimensões da Liderança Inteligente

* Tem visão de longo prazo, perenidade e perpetuidade.

Sugestão de Talk Show: Smart Company: Porque você precisa ter uma.

* Consegue compartilhar e colaborar: desejou fazer parte de algo maior, colocando suas competências em prol do novo.

Sugestão de Programa de Desenvolvimento: Innovare: estratégias de inteligência corporativa

Case de sucesso da liderança de Lucas: inovação 

case de sucesso sobre a inovação de são lucasO tema da vez em nossa atualidade é inovação e disrupção. Parece que tudo está ultrapassado e é necessário criar.

Até já conversamos sobre isso no artigo: Uma inovação necessariamente torna outra obsoleta?!

Acontece que inovação não é, obrigatoriamente, sinônimo de construir algo que não existe. Este termo também pode ser entendido como fazer algo de forma diferente.

Muitas vezes, vemos nas empresas, até por uma falta de humildade e colaboração, os líderes estarem sempre reiniciando os processos e criações.

Talvez pensem que em função da dinâmica do mercado, se algo pensado não apresentou os resultados esperados, então troca-se por outra sugestão, na tentativa de dar certo.

Lucas, oportunizou-se diariamente criar e promover novos conhecimentos. Como ele tinha o dom do diálogo, da escrita e da escuta, reorganizou e inovou os pergaminhos sobre as histórias de Jesus, que as pessoas que conviveram com O Mestre comentavam.

Quando Lucas começou a escrever sua versão do Evangelho, a de Marcos já existia. Ele podia agir com prepotência e ignorância e dizer: eu sei muito mais que você, pois sou médico, especialista, doutor e falo vários idiomas. Então, vou escrever o que penso ser melhor para as pessoas saberem e assim abolimos esta versão.

Contrariando esta lógica de poder e dos pensamentos predominantes na Era industrial, preferiu utilizar-se de um material bruto e lapidá-lo, adicionando detalhes, mais histórias, fundamentos e explicações.

Ao desenharmos o nosso Smart Business HUB, utilizamos este pensamento de Lucas. Afinal, as organizações de uma forma explícita ou empírica, possuem muitas inovações e processos de Inteligência Corporativa.

O que falta, em alguns casos, é lapidar esse diamante bruto para transformá-lo na preciosidade posta em favor de todo o ambiente organizacional.

Curiosidades sobre o nosso case de sucesso: São Lucas 

Case de sucesso: curiosidades sobre São Lucas

Google Imagens

Nossas edições do Homines Formatam não são um espaço para discussão de Teologia, mas sim para demonstrar aos Líderes Inteligentes como os ensinamentos de Jesus são aplicáveis diretamente em nosso dia a dia.

Contudo, como é um dia especial, gostaríamos de trazer algumas curiosidades sobre Lucas, além das que já mencionamos:

* Lucas conheceu os apóstolos e Maria. Tanto que escreveu a biografia de Nossa Senhora, assim como o nascimento de Jesus.

* Ele foi discípulo e filho espiritual de Paulo. Dizem que esteve junto no martírio, prisão e nas pregações. Alguns estudiosos comentam que Lucas continuou o caminho que Paulo tinha iniciado.

* Falando ainda em Paulo, foi ele o responsável pela conversão e batismo de Lucas. Também, em sua carta aos Colossenses 4:14, o chama do “médico amado”.

* Lucas é representado em sua versão do Evangelho como um touro, pois sua ênfase foi escreveu para judeu e pagãos convertidos, que Jesus era o Messias no qual já se fala na Lei e nos Profetas.

* Em sua versão do Evangelho, ele quis dar foco no Amor e na Misericórdia de Deus. Por isso, encontramos algumas parábolas com este chamamento, como o Filho Pródigo e o Bom Samaritano.

* Lucas escreveu dois livros: sua versão do Evangelho e os Atos dos Apóstolos.

* Comentamos acima sobre o médico das almas. Alguns o definem assim, visto que seus escritos, quando visto com os olhos do coração, são possíveis de aproximarmos mais do amor de Deus e curar todos os nossos males do espírito, libertando nossa alma para estar mais próxima dos planos de salvação ensinados por Jesus.

Peçamos a intercessão de São Lucas na liderança, na aprendizagem e na forma de dialogarmos com o próximo. Que o nosso legado, possa influenciar os propósitos de vida das futuras gerações, os Líderes Inteligentes e as Smart Companies.

Fiquemos todos no Amor da Trindade Santa e na companhia de Nossa Senhora e São José.

Créditos

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Imagem em destaque no Blog: Freepik.com

Compartilhe

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Administração do conhecimento: como não desperdiça... Administração do conhecimento pessoal e profissional é uma prática necessária e eficaz para assegurar a competitividade do negócio.Vamos abordar h...
Enxergar os sinais da mudança, não a crise, Líder ... A agitação e a incerteza que operam atualmente em nosso meio, impedem o Líder Inteligente, muitas vezes, de enxergar os sinais de mudança e de inovaçã...
Quem cria conhecimento e aprendizagem, Líder Intel... Quem cria conhecimento e desenvolve a aprendizagem? Será que isso é reservado a uma elite pensante?Olá Povo de Deus!Quem bom podermos nos ...