A busca sábia e a insana pela perfeição do Ser4 min read

busca sábia e a insana

Olá Pessoal! 

Desejo que cada um de vocês esteja em Paz! 

Hoje, quero refletir com vocês sobre superação, determinação, evolução constante, a sábia e a insana busca pela perfeição do Ser. 

Para iniciarmos, normalmente pedimos que você possa acessar um trecho bíblico, que nos ajuda a meditar, refletir e compreender. 

Por isso mesmo, vou lhe pedindo a gentileza de acessar esta passagem: Evangelho segundo Mateus 19,16-22

Pode ser que você já a conheça, mas não é demais rever e buscar novos ângulos de compreensão e aprendizagem. 

A busca da evolução constante, determinada 

Parece-me evidente que uma das principais questões, que aparecem neste pequeno trecho é que aquele jovem, quiçá um Líder jovem, embora ciente de já cumprir os preceitos (mandamentos), estabelecidos na sua sociedade, queria mais, buscava superar-se. 

Não pareceu suficiente para aquele jovem fazer apenas o que era necessário para a sua função, a sua posição na sociedade. Ele queria saber como ser bom de verdade, destacar-se na multidão, ser um ser humano íntegro e perfeito. 

Pensando nisso, foi questionar Cristo, a quem, certamente, considerava um grande Líder, um Mentor adequado para a suas necessidades. 

Tal atitude deste jovem, lembrou-me de uma citação da Santa Madre Teresa D’Ávila (Teresa de Jesus) que sugeria a todos: é necessário ter determinada determinação. 

Determinada determinação

Veja, Líder Inteligente, que não basta determinação, mas sim uma determinada determinação, ou seja, não se contentar com o seu nível de desenvolvimento atual, com a sua inteligência atual, com a sua posição atual, com o quanto você está, hoje, fazendo a diferença na vida das pessoas. 

Certamente, se você está vivo(a) é porque tem a chance de evoluir, ainda nesta vida, neste tempo e espaço. 

Saiba que há apenas dois caminhos no processo de formação de qualquer pessoa: 

  1. Você está constantemente evoluindo, buscando a perfeição.
  2. Você está parado(a) e, por consequência, regredindo. 

Quando é sábio superar-se em busca da perfeição do Ser 

Há, por vezes, uma linha tênue entre a compreensão do que é uma busca insana pela perfeição e uma busca sadia e sábia de se fazer isso. 

De qualquer forma, especialmente para você que vem acompanhando o que temos falado sobre Intelligent Leadership, sabe que a dimensão SER é a mais complexa de ser atingida e por isso na nossa trilha de desenvolvimento ela aparece como a quinta dimensão. 

Busca sábia e a insana

Contudo, não é muito complexo diferenciarmos o que é uma busca insana pela perfeição do Ser e o que é uma busca sadia e sábia. 

Perceba, por gentileza, que na busca insana sempre vamos nos apegando a mais coisas, sejam elas materiais ou não, seja a nossa empresa, nossas contas bancárias, nossa roupa, nosso acúmulo de títulos de reconhecimento público etc., pois estas coisas não dão segurança e tranquilidade. 

Já na busca sadia e sábia pela perfeição do SER há um desapegar-se das coisas materiais ou não, que estejam nos prendendo de alguma forma. 

Por favor, não vamos confundir desapegar-se das coisas materiais e imateriais com o desprezo para com elas. Nada disso! 

Intelligent Leadership: dimensão SER

A pessoa que tem um nível elevado de evolução do SER sabe que necessita dos bens materiais, da sociedade, das pessoas, do conhecimento. Porém, a grande diferença é que utiliza tais bens de forma inteligente, sem deixar que a escravizem, ou seja, sem que a pessoa perca a sua liberdade. 

Assim, como no caso do jovem que aparece na pequena passagem do Evangelho segundo Mateus, há pessoas que não são livres, de verdade, pois há algo que é mais importante que a sua liberdade. 

Obviamente, sabemos que não é fácil nos desapegarmos de verdade de determinadas coisas e utilizá-las como bens e não como “senhores da nossa vida”. 

De qualquer forma, você somente será um LÍDER INTELIGENTE, em plenitude, se conseguir perseguir constantemente, de forma sábia e determinada, a busca pela perfeição do Ser Humano. 

Então, aceita o desafio? 😉 

Para lhe ajudar neste processo de reflexão, meditação, compreensão sobre estas e outras questões que aqui tratamos, preparamos para você e seu time um Talk Show muito especial. Confira: Intelligent Leadership: aprendizagem, conhecimento e inovação

Até a próxima oportunidade! 

Deus abençoe, sempre, seus projetos! 

Conducere indica

Programa de desenvolvimento de líderes: Intelligent Leadership

Smart Business: tenha um ou dê adeus ao seu negócio!

Créditos

Texto: Jocelito André Salvador

Imagem destacada no Blog: Freepik.com

Veja outros post relacionados a Aprendizagem, Conhecimento e Inovação:

Seja obediente, mas não submisso, líder inteligent... Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada.De fato, vim s...
Verdadeira liderança – SER humano, em plenit... Olá Amigos!A meditação de hoje está centrada no Evangelho segundo Marcos, que nos diz: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de tod...
Ser Trend Leader, você já pensou nisso? Olá Povo de Deus!Ser um(a) Trend Leader é uma das suas metas de vida?Pois é exatamente sobre isso que vamos falar um pouco hoje.Lembre...