A busca sábia e a insana pela perfeição do Ser4 min read

busca sábia e a insana

Olá Pessoal! 

Desejo que cada um de vocês esteja em Paz! 

Hoje, quero refletir com vocês sobre superação, determinação, evolução constante, a sábia e a insana busca pela perfeição do Ser. 

Para iniciarmos, normalmente pedimos que você possa acessar um trecho bíblico, que nos ajuda a meditar, refletir e compreender. 

Por isso mesmo, vou lhe pedindo a gentileza de acessar esta passagem: Evangelho segundo Mateus 19,16-22

Pode ser que você já a conheça, mas não é demais rever e buscar novos ângulos de compreensão e aprendizagem. 

A busca da evolução constante, determinada 

Parece-me evidente que uma das principais questões, que aparecem neste pequeno trecho é que aquele jovem, quiçá um Líder jovem, embora ciente de já cumprir os preceitos (mandamentos), estabelecidos na sua sociedade, queria mais, buscava superar-se. 

Não pareceu suficiente para aquele jovem fazer apenas o que era necessário para a sua função, a sua posição na sociedade. Ele queria saber como ser bom de verdade, destacar-se na multidão, ser um ser humano íntegro e perfeito. 

Pensando nisso, foi questionar Cristo, a quem, certamente, considerava um grande Líder, um Mentor adequado para a suas necessidades. 

Tal atitude deste jovem, lembrou-me de uma citação da Santa Madre Teresa D’Ávila (Teresa de Jesus) que sugeria a todos: é necessário ter determinada determinação. 

Determinada determinação

Veja, Líder Inteligente, que não basta determinação, mas sim uma determinada determinação, ou seja, não se contentar com o seu nível de desenvolvimento atual, com a sua inteligência atual, com a sua posição atual, com o quanto você está, hoje, fazendo a diferença na vida das pessoas. 

Certamente, se você está vivo(a) é porque tem a chance de evoluir, ainda nesta vida, neste tempo e espaço. 

Saiba que há apenas dois caminhos no processo de formação de qualquer pessoa: 

  1. Você está constantemente evoluindo, buscando a perfeição.
  2. Você está parado(a) e, por consequência, regredindo. 

Quando é sábio superar-se em busca da perfeição do Ser 

Há, por vezes, uma linha tênue entre a compreensão do que é uma busca insana pela perfeição e uma busca sadia e sábia de se fazer isso. 

De qualquer forma, especialmente para você que vem acompanhando o que temos falado sobre Intelligent Leadership, sabe que a dimensão SER é a mais complexa de ser atingida e por isso na nossa trilha de desenvolvimento ela aparece como a quinta dimensão. 

Busca sábia e a insana

Contudo, não é muito complexo diferenciarmos o que é uma busca insana pela perfeição do Ser e o que é uma busca sadia e sábia. 

Perceba, por gentileza, que na busca insana sempre vamos nos apegando a mais coisas, sejam elas materiais ou não, seja a nossa empresa, nossas contas bancárias, nossa roupa, nosso acúmulo de títulos de reconhecimento público etc., pois estas coisas não dão segurança e tranquilidade. 

Já na busca sadia e sábia pela perfeição do SER há um desapegar-se das coisas materiais ou não, que estejam nos prendendo de alguma forma. 

Por favor, não vamos confundir desapegar-se das coisas materiais e imateriais com o desprezo para com elas. Nada disso! 

Intelligent Leadership: dimensão SER

A pessoa que tem um nível elevado de evolução do SER sabe que necessita dos bens materiais, da sociedade, das pessoas, do conhecimento. Porém, a grande diferença é que utiliza tais bens de forma inteligente, sem deixar que a escravizem, ou seja, sem que a pessoa perca a sua liberdade. 

Assim, como no caso do jovem que aparece na pequena passagem do Evangelho segundo Mateus, há pessoas que não são livres, de verdade, pois há algo que é mais importante que a sua liberdade. 

Obviamente, sabemos que não é fácil nos desapegarmos de verdade de determinadas coisas e utilizá-las como bens e não como “senhores da nossa vida”. 

De qualquer forma, você somente será um LÍDER INTELIGENTE, em plenitude, se conseguir perseguir constantemente, de forma sábia e determinada, a busca pela perfeição do Ser Humano. 

Então, aceita o desafio? 😉 

Para lhe ajudar neste processo de reflexão, meditação, compreensão sobre estas e outras questões que aqui tratamos, preparamos para você e seu time um Talk Show muito especial. Confira: Intelligent Leadership: aprendizagem, conhecimento e inovação

Até a próxima oportunidade! 

Deus abençoe, sempre, seus projetos! 

Conducere indica

Programa de desenvolvimento de líderes: Intelligent Leadership

Smart Business: tenha um ou dê adeus ao seu negócio!

Créditos

Texto: Jocelito André Salvador

Imagem destacada no Blog: Freepik.com

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Líder servidor: a liderança inteligente é a que co... Naquele tempo:A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido.Jesus pergu...
As pessoas não aprendem ou os métodos de aprendiza... Será que são as pessoas que não aprendem ou serão os nossos métodos de aprendizagem inadequados para educá-las?Olá Povo de Deus!Prazer, re...
Inteligência Espiritual e Inteligência Corporativa... Olá Caríssimos Amigos e Irmãos na Missão de Liderar!Aproveito o nosso espaço Homines Formatam de hoje para compartilhar e refletir com vocês s...