As suas atitudes como líder demonstram quem você é!5 min read

As suas atitudes como líder, inteligente ou não necessariamente, acabam por denunciar, invariavelmente, quem você é, de verdade. Não há como esconder-se por detrás das suas ações.

Olá Líderes Inteligentes!

Desejo sinceramente que vocês estejam em Paz!

Neste espaço reservado especialmente para vocês, a Valeska S. Fontana Salvador, na edição de ontem, falou sobre Planejamento: acredite no seu e tenha fé para concretizá-lo!

Vale a pena conferir!

Hoje, desejo refletir e meditar com vocês, a partir de um pequeno e riquíssimo trecho da Carta de Paulo aos Efésios, a qual fez parte de um dos meus momentos de oração e meditação.

Acompanhem, por gentileza.

Nenhuma palavra perniciosa deve sair dos vossos lábios, mas sim alguma palavra boa, capaz de edificar oportunamente e de trazer graça aos que a ouvem. Não contristeis o Espírito Santo com o qual Deus vos marcou como com um selo para o dia da libertação. Toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, como toda a espécie de maldade. Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo.

Efésios 4,29-32

As suas atitudes como líder impactam as pessoas e o seu meio

atitudes como líder

Freepik.com

Certamente que o que estou trazendo aqui, ao fazer reverberar as palavras de São Paulo, não são uma grande novidade para você.

Creio que, de uma forma ou de outra, você já passou por situações onde pensa: ‘essa pessoa, no mínimo, poderia ser mais elegante nas suas palavras e atitudes.’. Não é mesmo?

De qualquer forma, este trecho me chamou tanta atenção, pois inevitavelmente ainda se vê pouco, em toda a sociedade, estas atitudes:

  • Nenhuma palavra perniciosa deve sair dos vossos lábios, mas sim alguma palavra boa, capaz de edificar oportunamente e de trazer graça aos que a ouvem.

Quantas vezes, nós mesmos, “imbuídos dos nosso poder de líderes”, nos tornamos pessoas autoritárias e que pouco enobrecem as demais pessoas do time?

Será que não sabemos que a tão propagada MOTIVAÇÃO começa a ser semeada a partir do momento em que procuramos edificar as pessoas e não destruí-las?

  • Toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, como toda a espécie de maldade.

Pois bem, vivemos em tempos de lovers e haters nas redes sociais. Você já deve ter acompanhado várias postagens nas redes que receberam uma série de elogios e/ou críticas. Muitas vezes sem um critério claro de julgamento.

Não vivemos realmente em tempos onde a amargura, a irritação, a cólera, a gritaria, as injúrias parecem estar em alta em nossa sociedade?

Quais devem ser as nossas atitudes como líderes nestes casos?

  • Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente.

Eis uma receita que Paulo prescreve aos Efésios ainda por volta dos anos 61 a 63 d.C.

Contudo, a mesma parece ter uma grande validade para nós, se quisermos ser, de verdade, Líderes Inteligentes.

A Liderança Inteligente, Humana e Inovadora como alternativa para você

Não creio haver dúvidas de que você, inteligente como é, já se deu conta que as suas atitudes como líder impactam nas pessoas e no seu meio.

Creio também que a breve passagem, que procuramos meditar, também nos ajuda a compreender as nossas atitudes como líder.

De qualquer forma, você, que já enfrenta tantos desafios, deve ter um caminho claro a ser seguido. Não é mesmo?

Pensando exatamente nos seus desafios e na necessidade de rever as nossas atitudes como líderes do século XXI, criamos o Intelligent Leadership (Formação para Líderes Inteligentes).

Tal programa, dentro das suas 5 dimensões, procura, invariavelmente, impactar nas suas atitudes como líder.

Como já refletimos no artigo Líderes inteligentes, humanos e inovadores: porque são tão importantes!, não basta sermos inteligentes. Temos, sim, que desenvolver outras competências, como a humanidade e a inovação.

Apenas desta forma, seremos capazes de sair vencedores da série de mudanças e desafios constantes deste século.

Para falar bem a verdade, cada líder, enfrenta desafios no seu tempo. Independentemente do século histórico.

Ocorre que, hoje, estamos enfrentando uma velocidade de mudanças, ainda não experimentado pela humanidade.

Sendo assim, apenas nos resta ajustar as nossas atitudes como líder ou simplesmente desistir desta missão.

Qual será a sua escolha?

Quer um exemplo de uma escolha muito inteligente, humana e inovadora? Veja esta reportagem!

Um convite especial para você, Líder

Aqui na Conducere nós estabelecemos uma missão de ser agentes de transformação de pessoas, empresas e da sociedade.

Para que isso aconteça é necessário impactar as pessoas que tem poder de mudar as coisas. Estamos nos referindo a pessoas como você, que tem a missão de liderar.Intelligent Leadership - Desenvolvimento de Líderes

Por isso, nosso convite especial é para que você conheça as abordagens PERSONAL e CORPORATE do programa Intelligent Leadership (Formação para Líderes Inteligentes).

Este convite vale, caso queira rever as suas atitudes como líder e compreender um pouco melhor sobre:

  1. Como se cria conhecimento nas empresas.

2. Como as pessoas adultas aprendem.

3. Quais são as tecnologias mais assertivas para atingir determinados objetivos.

4. Como promover a inovação contínua e sustentável.

5. Buscar o autoconhecimento e a sua relação com o transcendente.

Espero que possamos nos encontrar em breve para falar mais sobre isso.

Fique com Deus!

Créditos:

Texto: Jocelito André Salvador

Imagem destacada: Freepik.com

Compartilhe:

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Que tipo de líder você é e como é a sua liderança?... Existem várias formas de fazer com que os outros entreguem aquilo que se deseja. Cada pessoa traz em si um tipo de líder. Escolher a maneira certa de ...
Seja obediente, mas não submisso, líder inteligent... Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada.De fato, vim s...
Uma máquina ou um cérebro. Como você vê a sua equi... A forma como você vê, ou seja, a imagem que você tem da sua equipe e/ou da sua empresa impactam diretamente nas suas ações de liderança. Uma máquina o...