O aprendizado como um hábito para a vida – Harvard Business Review Brasil3 min read

O aprendizado contínuo e persistente não é simplesmente uma decisão; precisa se tornar um hábito. E, para isso, é necessário dedicação.

Fonte: O aprendizado como um hábito para a vida – Harvard Business Review Brasil

A importância de criar uma rotina de aprendizado pessoal, por John Coleman

John Coleman, coautor do livro Passion & Purpose: Stories from the Best and Brightest Young Business Leaders, traz algumas linhas e dicas sobre a importância do aprendizado contínuo para o ser humano.

Como destaque, John Coleman cita quatro itens essenciais:

  1. Destaque os resultados que deseja alcançar.
  2. Determine objetivos realistas.
  3. Monte um grupo de estudo.
  4. Livre-se das distrações.

Esta receita, somada a dedicação, de acordo com John Coleman, é o necessário para que haja o desenvolvimento do aprendizado contínuo.

O aprendizado contínuo é vital apenas para o ser humano?

Quando falamos em Smart Company, e por sua vez, em Smart Business, o ambiente de aprendizagem deve ser um processo básico na organização.

A aprendizagem continuada dos stakeholders é um fator de sucesso e diferencial de qualquer organização. Além disso, não há como falar em inovação, sem que esta esteja em um ciclo de aprendizagem e criação do conhecimento.

Acredite, se desenvolver uma rotina de aprendizagem pessoal é “crucial para uma relevância profissional duradoura”, imagine quão mais importante e benéfica essa rotina se torna para as empresas.

Para que lhe convencer um pouco mais, sugerimos as leituras:

Smart Business: tenha um ou dê adeus ao seu negócio!

05 Dimensões da Liderança Inteligente

Criação e promoção do conhecimento: reveja suas estratégias!

O Design Instrucional mudou a Segunda Guerra, quer saber por quê?

Crie um ambiente de aprendizado contínuo em sua Smart Company

Assim como para o ser humano, criar uma rotina de aprendizagem requer comprometimento e a determinada determinação que já falamos em vários momentos em nossas postagens.

Estruturar essa rotina de aprendizado não uma tarefa complexa. Todavia, precisa estar muito bem fundamentada nos alicerces da inovação e da criação do conhecimento. De outra forma, é como nos diz santa Teresa D’Ávila:

Caso construa na areia, dará com a cara no chão”.

Isso quer dizer, que na primeira dificuldade, poderá haver uma desistência deste projeto tão estratégico para a organização.

De qualquer modo, nós podemos e queremos ajudar você!

Conheça o nosso Talk Show sobre Aprendizagem, Conhecimento e Inovação:

Talk Show: aprendizagem, conhecimento e inovação

Freepik.com com alterações da Conducere

O que é?

Apresentação teórico-prática e discussão dialética, in company, sobre aprender a aprender, gerar novos conhecimentos e inovar.

Como ocorre?

Encontros de até 02h, de forma presencial, com uma equipe de até 15 pessoas, para facilitar a discussão, a aprendizagem e a criação de conhecimento.

Além disso, são disponibilizados materiais didáticos, neste canal, para suportar a aprendizagem do time.

 

Utilizamos a metodologia AFCL:

Conheça a metodologia dos Talk Shows da Conducere

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Quer ter maiores informações sobre este Talk Show? Acesse aqui!

Caso você queira saber mais sobre aprendizagem, acesse aqui!

Compartilhe

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Como o seu modelo mental afeta a sua liderança Olá Povo de Deus! A sua forma de ver o mundo e as pessoas, ou seja, o seu modelo mental, afeta, sobremaneira, a sua forma de liderar. Semp...
2018, tempo de estarmos atentos e prontos para as ... Para todos os que são cristãos este é o tempo do Advento, ou seja, Daquele que há de vir. Contudo, queiramos ou não, estamos passando por um tempo em ...
Liderança coerente ou politicamente correta? Qual ... Vamos refletir brevemente sobre liderança coerente, ou seja, aquela que fala algo e faz aquilo que falou. Gerando com isso um clima de confiança na eq...