Ajam como Líderes Inteligentes! Dai-lhes vós mesmos de comer!3 min read

ajam como líderes

Olá Pessoal!

Desejo que vocês estejam realmente muito bem!

Pretendo, hoje, apresentar alguns aspectos para a sua reflexão e meditação quanto à Liderança Inteligente no que tange à colaboração, à criação de novos conhecimentos e à inovação contínua.

Tal reflexão, está baseada no Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, neste trecho: Mt 14,13-21.

Sugiro que você possa, na medida da sua possibilidade, acessar tal passagem bíblica e verá os paralelos que estamos fazendo aqui e outros, certamente.

Pois bem, vejamos.

  1. O verdadeiro líder assume responsabilidades por sua equipe

A primeira questão a ser debatida é quão disposto está o(a) líder a assumir responsabilidades pela sua equipe.

Isso não quer dizer que você tem que tratar sua equipe, sempre, como criancinhas que não têm condições de andar com as suas próprias pernas. De fato, não é este o ponto.

O ponto central é: você acredita mesmo nas pessoas que fazem parte da sua equipe? Acredita no seu potencial, nas suas competências, na possibilidade de aprenderem e serem melhores do que são hoje?

Somente com este modelo mental, você poderá criar espaços de colaboração, de confiança entre as partes.

  1. O líder inteligente cria um espaço de compartilhamento e não de fechamento e ditadura.

Caso você não acredite nas pessoas, no seu potencial, na sua capacidade de aprender, de conhecer, de inovar, invariavelmente, você vai criar ambientes fechados, ditatoriais.

Pode ser que você nem perceba que este é o modelo mental que está regendo a sua forma de liderar. Isso é absolutamente normal para você. Até porque, se assim não fosse, não seria um modelo mental de verdade. 😊

Contudo, agindo de forma fechada e ditatorial você está tão distante de ser um(a) Líder Inteligente quanto o Inverno e o Verão estão distantes no decorrer do ano.

  1. Conforme aumenta o compartilhamento e a confiança entre as partes, cria-se novos conhecimento e surge a inovação, ao natural.

Muito ao contrário de criar um ambiente de fechamento e ditadura, de silenciar pessoas e sua criatividade, o(a) Líder Inteligente incentiva o compartilhamento, a confiança entre as partes envolvidas.

Somente quando a liderança incentiva:

  • um ambiente de confiança, colaborativo;
  • que as pessoas tenham o mínimo de autonomia;
  • que as ideias possam fluir;
  • que haja o chamado “caos criativo”, onde as equipes possam, minimamente, se auto-gerir.

Cria-se, verdadeiramente, um espaço para criação de novos conhecimentos e consequente inovação natural, contínua.

De fato, não somos nós que estamos inventando estas condições para criação de novos conhecimentos e inovação, basta olhar o intenso trabalho fundamentado na Teoria de Criação do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi, iniciada nos anos 1990.

Aliás, caso você, Líder, tenha interesse em aprofundar a reflexão que estamos fazendo aqui, sugiro que possa conhecer esta capacitação on-line: Intelligent Leadership – CONHECER.

Deus abençoe seus trabalhos e iniciativas diárias!

Um grande e fraterno abraço!

Créditos

Texto: Jocelito André Salvador

Imagem em destaque no Blog: Freepik.com

Veja outros post relacionados a Aprendizagem, Conhecimento e Inovação:

Pequenas ações, grandes influências No Twitter da Harvard Business Review de hoje saiu a publicação: Inclua momentos de silêncio no seu dia! (http://hbrbr.uol.com.br/dicas/inclua-mom...
Grupo de Discussão da Conducere no Linkedin! Nosso grupo de discussão visa reunir gestores de pessoas para discutir sobre Inovação, Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento.O intuito...
Conquistas são necessárias, mas não são determinan... Conquistas são necessárias, mas não são determinantes para o sucesso do líder e da sua equipe. Às vezes precisamos calar na euforia para não se de...