Planejamento: acredite no seu e tenha fé para concretizá-lo!4 min read

Acredite no seu planejamento, Líder Inteligente! Afinal, você tem ciência de todos os seus passos até este momento. Porém, não se esqueça de ter fé e força para concretizá-lo!

Olá Líder Inteligente!

Sempre é um prazer estar com você neste espaço do Homines Formatam!

Vamos conversar hoje sobre suas perspectivas para este ano?

O tema planejamento já esteve presente em outras reflexões no ano de 2017, como por exemplo, no artigo Planejamento estratégico: ferramenta para o Líder Inteligente

Todavia, nada melhor do que iniciar este ano com este assunto, concorda?

Sabedoria e planejamento

Freepik.com

Ontem, o Jocelito André Salvador nos trouxe uma reflexão muito interessante no seu escrito: Sabedoria que ilumina a liderança inteligente, humana e inovadora!

Falar de planejamento é dar sequência à capacidade de nos tornarmos mais sábios.

Acredito nisso, pois ao analisar nossas prospecções, o seu resultado e como contribuímos positivamente no ecossistema empresarial, deixamos de cometer erros desnecessários.

Assim, a liturgia de hoje nos fornece conselhos preciosíssimos sobre a importância de nos planejarmos.

Convido-lhe a refletirmos juntos!

Acredite no seu planejamento

Na oração do dia, o sacerdote pede ao Senhor que,

…dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força para cumpri-los”.

Como podemos saber quais são os nossos deveres se não pararmos por um instante, traçarmos uma rota imaginária em nossas mentes e definir a prioridade para atingirmos a mesma?

No Evangelho segundo Marcos 1, 40-45, um leproso se aproxima de Jesus e diz a Ele:

Se queres pode limpar-me”.

Imagine todo o planejamento que este homem teve e como acreditou que era possível chegar até Jesus e conversar com Ele. Certamente não foi mera força do acaso. O leproso pesquisou, seguiu Jesus e esperou uma oportunidade de estar sozinho com Ele.

Assim, certamente a liderança inteligente, humana e inovadora também planeja e acredita neste plano que constrói.

Acredite no seu planejamento - líder inteligenteNo nosso programa de formação Intelligent Leadership, há ferramentas, trilhas e rotas que possibilitam aos líderes pensarem de forma sistêmica e estratégica todos os pontos da cadeia de valores.

Com isso, o planejamento torna-se mais real e implementado de uma maneira mais assertiva.

Inclusive um dos pontos nevrálgicos dessa formação é a “exigência” da construção de um projeto e seu plano de ação.

Por quê?

Apesar de estarmos interagindo e engajando adultos, faz-se necessário o comprometimento pessoal com suas metas, desejos e aspirações.

Do contrário, no menor sinal de dificuldades, todo o planejamento será comprometido e deixado para um segundo ou terceiro momento.

Tenha fé e coragem para realizar o seu planejamento!

Planejamento: acredite

Freepik.com

Quando desejamos mudar algo, o mundo exige de nós uma força e uma coragem que dependendo do quanto estamos convictos, podemos deixar para um segundo momento.

Isso ocorre, pela lei da inércia, pelo status quo, ou simplesmente pelo medo do desconhecido e de falharmos.

Cada novo projeto é um pedacinho da nossa vida, do nosso precioso e escasso tempo e que foi traçado em nossas próprias mentes e corações.

Por isso, deixamos um pouco de nós em cada escolha de ação, em cada perspectiva ou métrica.

Então, imaginar que talvez não dará certo, é assustador! Porém, ao mesmo tempo, incentiva-nos a tentarmos sair de nós mesmos, ligar-nos mais ao transcendente e insistir na colaboração com o outro.

Pedro (1Pd 1,6), em sua carta nos apoia a não desistirmos:

Isto é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que agora fiqueis por algum tempo aflitos, por causa de várias provações.”

Dicas para seu planejamento e para realizar o mesmo

Dicas para o seu planejamento

Freepik.com

Tendo a ciência que Deus não nos inspira sem dar as ferramentas que precisamos, acredite em todo o seu potencial. Entretanto, não esqueça:

  1. Procure sempre estar capacitado(a) adequadamente às suas motivações. Não é possível alçar voos maiores sem fortalecer as asas com a rigidez do vento.

2. Seja a sua melhor versão a cada dia. Não seja hipócrita ou viva uma vida que não é sua. No momento das entregas, talvez não seja possível mensurar com a veracidade necessária.

3. Acredite no seu potencial e no dos que estão a sua volta. Você precisará de todo o apoio quando os ventos da mudança começarem a soprar em suas velas.

4. Lembre-se, aliados fiéis são joias raras que devem ser guardadas em um grande baú de tesouros. Você não precisa de ser o(a) líder mais amado(a). Porém, aquele(a) que faz a diferença.

5. Seja um(a) eterno(a) aprendiz de si mesmo e dos outros. Esteja sempre aberto(a) para o novo e inove quando for possível e apropriado.

Conte sempre conosco e tenha um ano repleto de realizações!

Fica no amor de Deus, de Maria e de José!

Créditos

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Imagem em destaque no Blog: Freepik.com

Compartilhe

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Liderança com propósito, inteligência e sabedoria... Leitura do Livro do Eclesiástico 44,1.10-15Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. Estes, são homens...
Que tipo de líder você é e como é a sua liderança?... Existem várias formas de fazer com que os outros entreguem aquilo que se deseja. Cada pessoa traz em si um tipo de líder. Escolher a maneira certa de ...
Este é o seu tempo favorável, Líder Inteligente!... Estamos iniciando um tempo favorável que nos convida a refletirmos sobre como está a nossa existência. Este tempo favorável, para nós cristãos, chama-...