Planejamento: acredite no seu e tenha fé para concretizá-lo!4 min read

Acredite no seu planejamento, Líder Inteligente! Afinal, você tem ciência de todos os seus passos até este momento. Porém, não se esqueça de ter fé e força para concretizá-lo!

Olá Líder Inteligente!

Sempre é um prazer estar com você neste espaço do Homines Formatam!

Vamos conversar hoje sobre suas perspectivas para este ano?

O tema planejamento já esteve presente em outras reflexões no ano de 2017, como por exemplo, no artigo Planejamento estratégico: ferramenta para o Líder Inteligente

Todavia, nada melhor do que iniciar este ano com este assunto, concorda?

Sabedoria e planejamento

Freepik.com

Ontem, o Jocelito André Salvador nos trouxe uma reflexão muito interessante no seu escrito: Sabedoria que ilumina a liderança inteligente, humana e inovadora!

Falar de planejamento é dar sequência à capacidade de nos tornarmos mais sábios.

Acredito nisso, pois ao analisar nossas prospecções, o seu resultado e como contribuímos positivamente no ecossistema empresarial, deixamos de cometer erros desnecessários.

Assim, a liturgia de hoje nos fornece conselhos preciosíssimos sobre a importância de nos planejarmos.

Convido-lhe a refletirmos juntos!

Acredite no seu planejamento

Na oração do dia, o sacerdote pede ao Senhor que,

…dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força para cumpri-los”.

Como podemos saber quais são os nossos deveres se não pararmos por um instante, traçarmos uma rota imaginária em nossas mentes e definir a prioridade para atingirmos a mesma?

No Evangelho segundo Marcos 1, 40-45, um leproso se aproxima de Jesus e diz a Ele:

Se queres pode limpar-me”.

Imagine todo o planejamento que este homem teve e como acreditou que era possível chegar até Jesus e conversar com Ele. Certamente não foi mera força do acaso. O leproso pesquisou, seguiu Jesus e esperou uma oportunidade de estar sozinho com Ele.

Assim, certamente a liderança inteligente, humana e inovadora também planeja e acredita neste plano que constrói.

Acredite no seu planejamento - líder inteligenteNo nosso programa de formação Intelligent Leadership, há ferramentas, trilhas e rotas que possibilitam aos líderes pensarem de forma sistêmica e estratégica todos os pontos da cadeia de valores.

Com isso, o planejamento torna-se mais real e implementado de uma maneira mais assertiva.

Inclusive um dos pontos nevrálgicos dessa formação é a “exigência” da construção de um projeto e seu plano de ação.

Por quê?

Apesar de estarmos interagindo e engajando adultos, faz-se necessário o comprometimento pessoal com suas metas, desejos e aspirações.

Do contrário, no menor sinal de dificuldades, todo o planejamento será comprometido e deixado para um segundo ou terceiro momento.

Tenha fé e coragem para realizar o seu planejamento!

Planejamento: acredite

Freepik.com

Quando desejamos mudar algo, o mundo exige de nós uma força e uma coragem que dependendo do quanto estamos convictos, podemos deixar para um segundo momento.

Isso ocorre, pela lei da inércia, pelo status quo, ou simplesmente pelo medo do desconhecido e de falharmos.

Cada novo projeto é um pedacinho da nossa vida, do nosso precioso e escasso tempo e que foi traçado em nossas próprias mentes e corações.

Por isso, deixamos um pouco de nós em cada escolha de ação, em cada perspectiva ou métrica.

Então, imaginar que talvez não dará certo, é assustador! Porém, ao mesmo tempo, incentiva-nos a tentarmos sair de nós mesmos, ligar-nos mais ao transcendente e insistir na colaboração com o outro.

Pedro (1Pd 1,6), em sua carta nos apoia a não desistirmos:

Isto é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que agora fiqueis por algum tempo aflitos, por causa de várias provações.”

Dicas para seu planejamento e para realizar o mesmo

Dicas para o seu planejamento

Freepik.com

Tendo a ciência que Deus não nos inspira sem dar as ferramentas que precisamos, acredite em todo o seu potencial. Entretanto, não esqueça:

  1. Procure sempre estar capacitado(a) adequadamente às suas motivações. Não é possível alçar voos maiores sem fortalecer as asas com a rigidez do vento.

2. Seja a sua melhor versão a cada dia. Não seja hipócrita ou viva uma vida que não é sua. No momento das entregas, talvez não seja possível mensurar com a veracidade necessária.

3. Acredite no seu potencial e no dos que estão a sua volta. Você precisará de todo o apoio quando os ventos da mudança começarem a soprar em suas velas.

4. Lembre-se, aliados fiéis são joias raras que devem ser guardadas em um grande baú de tesouros. Você não precisa de ser o(a) líder mais amado(a). Porém, aquele(a) que faz a diferença.

5. Seja um(a) eterno(a) aprendiz de si mesmo e dos outros. Esteja sempre aberto(a) para o novo e inove quando for possível e apropriado.

Conte sempre conosco e tenha um ano repleto de realizações!

Fica no amor de Deus, de Maria e de José!

Créditos

Texto: Valeska S. Fontana Salvador

Imagem em destaque no Blog: Freepik.com

Compartilhe

Outros artigos relacionados à Inteligência Corporativa:

Liderança inteligente: um estudo de caso Olá Pessoal!Desejo sinceramente que todos vocês estejam realmente muito bem!Hoje quero falar sobre um case de aprendizagem, de liderança i...
Formação em liderança inteligente, inicie hoje mes... Inicie sua formação em Liderança Inteligente com nosso programa desenvolvido para líderes - o Intelligent Leadership.Primeira dimensão da Formaç...
2018, tempo de estarmos atentos e prontos para as ... Para todos os que são cristãos este é o tempo do Advento, ou seja, Daquele que há de vir. Contudo, queiramos ou não, estamos passando por um tempo em ...