A Liderança Inteligente expressa na oração do Pai Nosso

Relacionar a Liderança Inteligente com a oração do Pai Nosso, não parece fazer muito sentido, não é mesmo? Quem sabe esteja na hora de rever os seus conceitos. 

Olá Povo Abençoado de Deus! 

Quero poder aproveitar este momento de reflexão e meditação, que nos propomos a fazer neste espaço para propor algo diferente a vocês, hoje. 

Para iniciar, o convite para que você, na medida do possível, possa buscar esta passagem diretamente na sua Bíblia. Refiro-me à seguinte: Evangelho – Lc 11,1-4.

Então, a proposta é que possamos avaliar cada parte da passagem, que é breve, mas profunda, com as nossas práticas da Liderança Inteligente.

A liderança inteligente
Google Imagens

Para facilitar o processo, descrevemos aqui o referido trecho do Evangelho segundo Lucas. 

Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. 

Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: ‘Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos.’ 

2 Jesus respondeu: ‘Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino.

3 Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores;  e não nos deixes cair em tentação’. 

A Liderança Inteligente começa pelo seu exemplo 

Parece algo bastante óbvio isso, mas não custa a gente reforçar, pois você mesmo já deve ter vivenciado situações que se prega uma coisa e se pratica algo totalmente diferente.

Exatamente neste aspecto é que a Liderança Inteligente começa a distinguir-se no meio da multidão.

Vejamos o que fez Cristo, por exemplo, … Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar.

Então, Ele ficou dizendo o que o seu time tinha que fazer, como tinha que fazer e tudo mais que vem agregado a isso?

O que Ele fez, em primeiro lugar?

Ele mesmo colocou em prática o que acreditava que os seus discípulos, seu time, precisa praticar no seu dia a dia.

Os Líderes Inteligentes ensinam, os medíocres guardam para si o conhecimento

Este é um tema que já tratamos em outras edições do Homines Formatam. Veja esta por exemplo: As pessoas não aprendem ou os métodos de aprendizagem estão errados?

De fato, compartilhar conhecimento não é algo tão simples como muitos querem fazer parecer.

A verdade é que precisamos sair de nós mesmos, do nosso comodismo e vaidades e, muitas vezes, “abaixar-se” para compreender a forma como as outras pessoas estão enxergando o mundo. Isso quer dizer que conseguimos compreender os seus modelos mentais e os respeitamos.

Assim, como você reage quando alguém do seu time lhe aborda e diz: Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos?

Será que você terá a mesma atitude sábia de Cristo ou pensará: mas vocês ainda não sabem fazer isso?

Lembre que são nestas pequenas ações que a sua Mentoria fará toda a diferença para o seu time.

Seja você o exemplo de um líder inovador

Percebam, por gentileza, que a oração do Pai Nosso começa com ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 

Não é demais lembrar que Cristo institui uma quebra fantástica de paradigma.

Qual é?

Ele disse disse para o seu time que Deus, aquele que tinha o nome impronunciável pela cultura judaica, poderia ser chamado de Pai. Algo impensável até aquele momento.

Com isso, Cristo institui uma inovação radical na forma de relacionamento do Humano com o Divino. Agora, este divino é tão próximo que pode ser chamado de Pai.

A Liderança Inteligente é humilde e admite suas limitações

Este é um dos aspectos mais belos, ao menos no meu entendimento, na oração do Pai Nosso. Quando Cristo diz ‘Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados.’

Aqui uma ligação fantástica entre a Liderança Inteligente e o Pai Nosso, quando nos damos conta que necessitamos de Deus, que somos limitados.

Tenho convicção de que seu time passa a avaliar a sua liderança de uma forma muito mais positiva quando você admite que não sabe tudo. Quando você reconhece que necessita das outras pessoas, que vocês formam um time e não simplesmente um grupo.

Assim, o verdadeiro sentido não está em nos acomodarmos e aguardar que o pão de cada dia caia do céu. Muito menos que nossos pecados (limitações) sejam perdoados se não os reconhecermos em nós.

Ah, percebam, por gentileza, que este é um aspecto tão importante a ser considerado na Liderança Inteligente que a oração do Pai Nosso a coloca também no final. Isso ao considerar … e não nos deixes cair em tentação’.

O que isso nos diz senão que reconhecemos nossas limitações, mas estamos dispostos a aprender a aprender, se formos inteligentes?

A Liderança Inteligente perdoa, a medíocre condena 

Mais um dos aspectos maravilhosos que esta belíssima oração nos traz e pode nos ensinar a sermos Líderes Inteligentes, sem complicação desnecessária. 

Percebamos que uma das últimas expressões da oração é esta: … pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; 

Qual é a nossa atitude normal quando alguém nos deve algo? 

Cobrar o que nos é devido, obviamente. 

Isto, porventura, está errado? 

De forma alguma, e Cristo não está se referindo a isto no Pai Nosso. Aqui o sentido é muito mais profundo. 

“Os nossos devedores” são aquelas pessoas que por algum motivo nos magoaram, nos ofenderam, não agiram conforme esperávamos. Quem sabe não pensam como nós pensamos ou mesmo não atingiram as metas que estabelecemos para elas. 

Assim, não devemos ser líderes ingênuos, que aceitam tudo. O próprio Cristo nos diz que devemos ser simples como as pombas e astutos como as serpentes. 

O fato é que a Liderança Inteligente sabe perdoar. Sabe reconhecer o que deu errado, saber avaliar o que precisa ser aprimorado. 

Em contrapartida se você é um(a) líder medíocre, a primeira coisa que fará é encontrar alguém culpado para condenar.

Vamos criar empresas mais inteligentes e humanizadas

Nossa proposta para você, Líder Inteligente, é que crie na sua empresa uma cultura mais humanizada, inovadora e leve. 

A Liderança Inteligente
Freepik.com com alterações da Conducere

Quero lhe propor que avalie este convite para gerarmos um debate na sua organização sobre estes aspectos. 

Confira este evento que preparamos com muito carinho para empresas como a sua: Intelligent Leadership – aprendizagem, conhecimento e inovação. 

Desejo sinceramente que a mudança desta cultura, que impacte positivamente nas pessoas e na sociedade, como um todo, possa estar entre os seus propósitos para este ano e para os próximos. 

Nós, Conducere, queremos realmente lhe ajudar este aspecto. 

Conte conosco! 

Um grande abraço e até breve.

Créditos

Texto: Jocelito André Salvador

Citação bíblica: http://catolicoorante.com.br/

Compartilhe

[supsystic-social-sharing id=’1′]